sábado, 31 de julho de 2010

DIFERENÇA IMPECÁVEL

   Na classificação de hoje em Hungaroring, Sebastian Vettel fez uma volta expetacular; que ficou 1.214 segundos à frente do carro da equipe rival, nesse caso Alonso com a Ferrari. E 411 centésimos à frente do segundo colocado, seu companheiro, Mark Webber.
  Isso me fez lembrar e comparar essa classificação, com a do GP de San Marino de 1988, quando em sua primeira temporada na McLaren, Ayrton Senna fez a pole, com 771 centésimos de segundo à frente de seu companheiro, o francês Alain Prost.
 

 E mais, ficou a mais de três segundos à frente do terceiro colocado, Nelson Piquet com a Lotus. Com certeza duas voltas maravilhosas; e será que podemos comparar os carros e pilotos? Talvez seja cedo demais!
                 

CLASSIFICAÇÃO GP DA HUNGRIA

  Hoje tivemos mais uma classificação na F1, a para o GP da Hungria. E sem mais "mistérios", a Red Bull já foi logo mostrando suas "garras", e assegurou a primeira fila sem muito esforço. E como assegurou; nas três partes da classificação, os dois carros sempre estavam na ponta e com sobra.


  E para quem achava que a Ferrari reagiria mais ainda em Hungaroring (como eu achei), nada além dos "primeiros do resto", a segunda fila foi garantida. Com um Felipe Massa com "dificuldades" com pneus - leva a mal não Felipe, mas o Alonso está andando mais que você - ficou em quarto atrás de Alonso.
  Quem vem me impressionando é o Petrov, que andou bem na sexta, hoje pela manhã, e na classificação, ficou em 7º, à frente de Kubica.


  Nosso outros brasileiros, Barrichello larga em 12º, mas mesmo assim a Williams está em uma boa fase. E Senna mais Di Grassi nada podem fazer com um mero Hispania e Virgin.
  E para completar, Vettel faz a pole impecável, dessa vez até eu reconheço. Uma grande volta, que por sinal é o novo recorde da pista; e Webber fica mais de 3 décimos atrás do alemão; Alonso estão nem se fala, mais de 1 segundo atrás.
  Vamos ver como será a corrida amanhã, geralmente essa corrida é sempre parada, e o pole tem grandes chances de vencer. Vamos torcer.
  E só uma correção pessoal, o Kobayashi foi punido por não ter parado para a pesagem da FIA após ser eliminado no Q1 no treino; com isso pedeu cinco posições no gid, caindo de 18º para 23º. Nisso o grid fica assim:

1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1min18s773
2. Mark Webber (Red Bull) 1min19s184
3. Fernando Alonso (Ferrari) 1min19s987
4. Felipe Massa (Ferrari) 1min20s331
5. Lewis Hamilton (McLaren) 1min20s499
6. Nico Rosberg (Mercedes) 1min21s082
7. Vitaly Petrov (Renault) 1min21s229
8. Robert Kubica (Renault) 1min21s328
9. Pedro de la Rosa (Sauber) 1min21s411
10. Nico Hülkenberg (Williams) 1min21s710
11. Jenson Button (McLaren) 1min21s292
12. Rubens Barrichello (Williams) 1min21s331
13. Adrian Sutil (Force India) 1min21s517
14. Michael Schumacher (Mercedes) 1min21s630
15. Sébastian Buemi (Toro Rosso) 1min21s897
16. Vitantonio Liuzzi (Force India) 1min21s927
17. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1min21s998
18. Timo Glock (Virgin) 1min24s050
19. Heikki Kövalainen (Lotus) 1min24s120
20. Jarno Trulli (Lotus) 1min24s199
21. Lucas di Grassi (Virgin) 1min25s118
22. Bruno Senna (HRT) 1min26s391
23. Kamui Kobayashi (Sauber) - Punição
24. Sakon Yamamoto (HRT) 1min26s453
                        

MOTOR DE F1

Honda RA807E 2,4L V8

  A Honda chegou em 2007 com muitas expectativas positivas. Seu motor, o famoso "Honda", fazia parte das emoções; e o motor usado em 2007 foi o Honda RA807E.
 
 
  Assim como todos em 2007, a Honda contou com o um motor V8; que ao logo da temporada, a equipe foi ficando para trás. E depois de várias revisões no projeto, foi visto que o carro era lento na reta, mas não só a aerodinânima do carro era ruim, mas como também havia carências no Honda RA807E.
   

  O motor chegava à 19 mil giros, e 2,4L. A Honda (motor e equipe) acabaria saindo da F1 definitivamente no final de 2008.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

UM MOTIVO DE SENNA SER MELHOR QUE SCHUMACHER?

  Navegando por essa vasta e maravisolha WEB, descobrí um vídeo, com o título "Porque o Senna é melhor que o Schumacher". Vejam:

 

  Acho que não é só por isso que Senna  foi melhor que Schumacher. Só uma pergunta, quem era o piloto do acidente?

TREINOS GP DA HUNGRIA

  Alguns dias de descanso, e depois do tumultuado GP da Alemanha; hoje foram realizado os primeiros treinos livres para o GP da Hungria.


  Sem muitas surpresas, Sebatian Vettel foi o melhor no treino da manhã e da tarde. A Ferrari também teve um bom treino pela tarde, com Alonso em 2º e Massa em 4º. Apesar da liderança nos treinos, a Red Bull não está usando o duto aerodinâmico, e Vettel diz que sua equipe não está tão a frente.


  A McLaren é que "deu uma sumida"; tempos discretos, e nada mais do que um 5º tempo com Hamilton. Barrichello pela manhã foi o melhor dos brasileiros (acho que Massa ainda estava meio traumatizado ao voltar ao circuito onde quase morreu), e pela tarde ficou em 12º.
  Vamos ver como será a classificação amanhã; promete grandes emoções. Até!
  Confira os tempos do segundo treino livre para o GP da Hungria:

1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1min20s087
2. Fernando Alonso (Ferrari) 1min20s584
3. Mark Webber (Red Bull) 1min20s597
4. Felipe Massa (Ferrari) 1min20s986
5. Vitaly Petrov (Renault) 1min21s195
6. Lewis Hamilton (McLaren) 1min21s308
7. Robert Kubica (Renault) 1min21s375
8. Nico Hülkenberg (Williams) 1min21s623
9. Jenson Button (McLaren) 1min21s730
10. Michael Schumacher (Mercedes GP) 1min21s773
11. Pedro de la Rosa (Sauber) 1min21s809
12. Rubens Barrichello (Williams) 1min21s844
13. Nico Rosberg (Mercedes GP) 1min22s039
14. Kamui Kobayashi (Sauber) 1min22s212
15. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1min22s469
16. Adrian Sutil (Force India) 1min22s507
17. Sébastien Buemi (Toro Rosso) 1min22s602
18. Vitantonio Liuzzi (Force India) 1min23s138
19. Jarno Trulli (Lotus) 1min24s553
20. Timo Glock (Virgin) 1min25s376
21. Lucas Di Grassi (Virgin) 1min25s669
22. Bruno Senna (Hispania) 1min26s745
23. Sakon Yamamoto (Hispania) 1min26s798
24. Heikki Kövalainen (Lotus) 1min27s705
                        

RELEMBRANDO

Grande Prêmio da Hungria de 1987

  Após duas semanas do GP da Alemanha, a F1 chegava à Hungaroring, para o segundo GP da Hungria; que contava com grandes novidades. 

  
  A primeira dessa grandes novidades, era que Ayrton Senna havia informado a Lotus que não correria na equipe em 1988, porque iria se juntar a Alain Prost para correr na McLaren. A Lotus apressada, acaba contratando Nelson Piquet, que não tinha a afirmação de Frank Williams que ficaria na equipe; o brasileiro por precaução, assinou com a Lotus para 1988.
  Na classificação, novidades a parte; enquanto uns negociavam, a Ferrari foi logo mostrando sua força. Gerhard Berger foi logo marcando a segunda posição, ficando atrás do Leão da Williams, Nigel Mansell. A seguir Piquet veio em terceiro, seguido de Prost, a outra Ferrari com Alboreto, e Senna na sexta posição.

 
  Na largada Mansell segura a ponta; Berger não largou bem, o que permitiu a pressão de Piquet; entretanto, o austríaco se manteve na segunda posição, e Piquet perdeu o terceiro lugar para Alboreto. Com a queda de Piquet, Mansell era seguido pelas duas Ferraris; Senna vinha na quinta posição, seguido de Prost, Boutsen e Johansson.


  A garra de Berger na largada logo foi abatida, sua Ferrari teve problemas e abandonou algumas voltas depois. Todos ganharam uma posição com a saída de Berger; Piquet, atento, vinha em terceiro atrás de Alboreto, que logo o ultrapassou na volta 29. Assim, a Williams contava com seus dois carros na liderança da prova.


  A ordem permaneceu inalterada até a volta 44 quando Alboreto teve problema de motor e, em seguida, nas últimas voltas, Boutsen ultrapasoou Prost. Na volta 71, Nigel Masell contou com mais uma de suas "sortes"; uma porca da sua roda traseira direita saiu, e foi obrogado a parar.  
  A vitória caiu no "colo" de Piquet. Senna ficou no segundo lugar com Prost em terceiro, à frente de Boutsen, Patrese e Warwick. Era a segunda vitória de Piquet em Hungaroring, em dois anos de GP húngaro.

  
  Um vídeo da corrida:



quinta-feira, 29 de julho de 2010

COMENTEM A VONTADE

  Olá pessoal, tenho notado que conto com vários comentários de algumas pessoas constantemente (Groo, Thiago, Daniel; obrigado à todos); mas quem é visitante, ou até mesmo segue ou acompanha o Blog do Trindade, podem comentar a vontade. Alguma sugestão, elogio, crítica, complemento das postagens, correção; é só comentarem. E quem não tem conta no Google, pode usar outras contas, e quem não tem conta nenhuma, comentem assim mesmo.
  Os comentários não só ajudam no blog, como também em questão de visitas,  no complemento das posategm; e claro para a boa autoestima deste que vos fala. rs
  Sobretudo, obrigado à todos pelas visitas e pelos comentários, que virão a ser muitos. Até!

GALERIA DA F1

Indianápolis 1955

Mônaco 1960

 Monza 1965

GP da França de 1968

Largada GP da Espanha de 1972

Paddock em Hockenheim 1977

Ronnie Peterson em Zolder 1977

quarta-feira, 28 de julho de 2010

MASSA E HUNGARORING

  Nesse final de semana teremos mais um GP na F1, o Grande Prêmio da Hungria. Depois do último GP na Alemanha, cheio de controversas; Felipe Massa retorna ao circuito onde sofreu seu terrível mais "feliz" acidende na classificação do GP no ano passado.

 
  E para a realização desta matéria, analisei os últimos resultados de Massa, que em Budapest não são nada satisfatórios.
  #2006: Em sua primeira temporada na Ferrari, e numa parte dicisiva no campeonado, Felipe Massa havia conseguido o 2º lugar no grid (devido a punições de Schumacher e Alonso). O domingo amanheceu chuvoso, e a corrida foi sob chuva - que por sinal foi a primeira com pista molhada em toda a história do GP da Hungria. Massa teve uma largada  muito difícil, e uma corrida muito complicada, mas mesmo assim assegurou 2 pontos, no sétimo lugar.
  #2007: Em 2007 novamente em um momento crucial do campeonato, logo na classificação, a Ferrari vacila, e esquece de colocar o combustível suficiente para Massa realizar seus tempos, e  o piloto ficara parado na pista no Q2 e larga em 14º. E depois de uma corrida ruim, o brasileiro completa na 13ª posição.
  #2008: 2008 nem se fala. Depois de uma das melhores largadas dos últimos tempo, Massa pulou da terceira para primeira posição ao ultrapassar Kovalainen e Hamilton. Massa ficou mais tranquilo na liderança, quando soube que Hamilton havia furado o pneu. Mas essa tranquilidade acaba a três voltas do fim, quando o motor de sua Ferrari estoura e fica para do na reta dos boxes; lamentável!


  #2009: Em 2009 no treino classificatório para a corrida; uma mola solta do carro de Barrichello, acertou a parte superior esquerdo do capacete do brasilero. Na curva 4, depois da pancada, o brasileiro desmaia, passa reto na curva e bate. Por uma lado uma fatalidade, que colocou a vida de Massa em sérios riscos; mas por outros, uma "sorte" por não ter atingido o seu capacete na parte frontal, na viseira. Após alguns dias, o brasileiro saiu do hospital.


  Estamos às vésperas de mais um GP da Hungria; e depois de um ano de seu acidente, Massa dará com certeza tudo o que pode, para apagar a vergonha da Ferrari na última corrida na Alemanha; e afastar de vez esse azar em Hungaroring. Boa sorte Massa!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CHARGES SOBRE O GP DA ALEMANHA

 Ontem tivemos mais uma corrida na F1, o confuso e absurdo GP da Alemanha. Hoje as charges já apareceram:

  Esse é o Pilotoon de Bruno Mantovani, que relata os dirigentes da equipe "manipulando" seus pilotos.


  Essa outra é de Marcel Marchesi, o seu Crazy Circus; que mostra Massa estendendo o tapete vermelho para Alonso chegar à vitória.
  Todos são legais, mas dessa vez vou ficar com o Crazy Circus, mas o Pilotoon do Mantovani também está legal. E vocês, o que acharam?

domingo, 25 de julho de 2010

FATOS GP DA ALEMANHA

  O esporte é algo imprevisto! Principalmente o futebol, "uma caixinha de surpresas". Entretanto, o nosso caso aqui não é o futebol, não é uma coisa tão coletiva, mas depende de todos. Estamos na F1, e ela completou sua corrida na Alemanha.
  Com mais uma pole da Red Bull com Vettel, imaginava-se uma corrida fácil; não se as Ferraris estivessem na jogada. Na largada Vettel faz uma manobra estranha e imprensa Alonso no muro bos boxes; Massa atento, pula de terceiro para a primeira posição, deixando seu companheiro em segundo e Vettel caindo para terceiro.


  Até então a maior "besteira" da corrida havia sido a má largada de Vettel. Enquanto isso, todos imaginavam como devera ser o comportamento da "equipe" Ferrari e de seus pilotos, por talvez um andar mais do que o outro, quem entraria primeiro nos boxes, e tudo mais.
  Massa sustenta a posição e Alonso para primeiro, depois vem ele; nada muda, a não ser o espanhou estar mais perto do brasileiro. Enquanto isso, Schumacher "duelava" com Kubica, que vinhera dos boxes com os pneus menos aquecidos.
  A dupla da Ferrari estava na frente, as RBRs e McLaren quase nada podiam fazer. Alonso era sistematicamente melhor, entretanto, não sei se seria capaz de ultrapassar o brasileiro na "marra". Tempo antes ele não consiguira o ultrapassar. Até que dos boxes vem a notícia do engenheiro de Massa: " Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu esta mensagem"? É preciso falar mais alguma coisa?!?!?!
  A partir daí todos já sabem o resultado, Massa abre, e Alonso passa. Alonso depois, ainda teve a cara de pau de dizer que não sabia o que tinha acontecido, que viu Felipe "um pouco lento" e tentou ultrapassar porque é um circuito difícil, de poucas oportunidades e conseguiu passar.
  Não é porque sou brasileiro, mas isso mancha o esporte; e também, acho que o Alonso teria de "suar a camisa" para ultrapassar Massa na "marra". Ou a Ferrari diz, vocês podem lutar, mas não acabem com a corrida; se um estiver melhor que o outro, tenta passar, e nada de "dividir" muito forte.
  Alonso "vence" com a "voz de Deus", e Massa fica em segundo, na segunda dobradinha da Ferrari em 2010. E apesar de não ter feito um bom final de semana, Hamilton ainda é líder do mundial.


  Depois dessa "cachorrada" toda (me desculpem o palavriado, é porque estou meio tenso, por saber que isso aconteceu pela 2ª vez na Ferrari, e com um brasileiro); os dirigentes da equipe e pilotos tiveram que "prestar contas" à direção da prova, e a FIA multou a equipe em US$ 100 mil (cerca de R$ 178 mil) por uma considerada atitude antidesportiva e julgará o caso em uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da entidade. O resultado da corrida em Hockenheim, portanto, está sub júdice.
  Massa evitou e quer evitar o caso, e vamos ver como será o relacionamento daqui para frente. E vamos deixar isso de lado, e vamos focar no resto do campeonato, poi ainda há muita água para passar debaixo da ponte. E vocês, o que acham? Até!

sábado, 24 de julho de 2010

CLASSIFICAÇÃO GP DA ALEMANHA

   Para ser sincero, havia muito tempo que não via uma boa classificação na F1, como foi essa para o GP da Alemanha. Apesar de Vettel ter feito a pole, e o "monopólio" das poles ter continuado com a Red Bull, foi legal a classificação.


  Num final de semana onde a chuva pode se mostrar presente a qualquer momento, emoções não faltaram. Logo no início Luizzi se encontrou com o muro na entrada da reta dos boxes. Nada de ruim lhe aconteceu, a não ser ter que largar 22º junto com Virgin, Hispania e Lotus. E ter dado um susto em Di Grassi quando sua roda saiu "pulando" e passou em sua frente.
  A Ferrari se mostrou bem mais forte do que nos outros finais de semana, e junto com a Red Bull foram as protagonistas da classificação. Fernado Alonso inspirado como nuca, fazia voltas excepcionais, e às vezes "reinava", isso só não acontecia devido ao encômodo dos Touros Vermelhos.
  É belo ver o desenvolvimento da Williams, nas últimas duas corridas sempre andando bem; que conta com Barrichello em 8º e Hulkenberg em 10º.


  Enquanto algumas evoluem, outras "param"; parece que é o caso da Renault, e da Mercedes, a equipe da casa. Schumacher não passa para o Q3 e Rosberg fica em 9º.
  A McLaren também se manteve, mas não o suficiente para bater a Red Bull e Ferrari; que conta com Button em 5º Hamilton em 6º. Mesmo a Ferrari estar na luta, ainda os olhos podiam se voltar para a RBR.
  A batalha foi acirrada, Alonso acho que correu como nuca, todos esperavam uma pole espanhola, entretanto, por 2 milésimos de segundo, Vettel assegurou a pole. E se alguém esperava o aparecimento de Webber, apenas 4º.


  Massa depois de alguns resultados decepcionates, conseguiu um bom terceiro tempo. A corrida amanhã guarda muitas emoções, e depois de uma das melhores classificações no ano, a corrida promete muito, ainda mais quando se pode contar com um fator a mais, a chuva. Até!

MOTOR DE F1

Porsche 3512 3.5 V12

  Motor Porsche usado na temporada de 1991 da F1. 


  Motor denominado "3512" devido a junção de seus 3,5 litros e 12 cilíndros em V, como o Ferrari e Lamborghini. Com ângulo de 80º, foi usado pela Footwork até o GP do México, devido à sua mal performace; foi trocado pelo velho e "amigo" Ford Cosworth.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

RELEMBRANDO

Grande Prêmio da Alemanha de 1970

  Havia se passado duas semanas do último GP realizado na Inglaterra, a F1 chegava à Alemanha. Nesse meio tempo, várias mudançar ocorreram; o GP da Alemanha que era disputado em Nürburgring, teve que ser mudado as pressas para o circuito Hockenheim com suas longas retas. Como nessa época os "segundos" pilotos não tinham sua vaga garantida em todos os GPs, Dan Gurney tinha deixado a McLarene e voltou para os Estados Unidos e foi substituído por Peter Gethin. O alemão Hubert Hahne havia comprado uma equipe, mas ele não conseguiu se classificar, junto com Brian Redman no De Tomaso, Andrea de Adamich na McLaren, Alfa Romeo e Silvio Moser no Bellasi.


  A Ferrari se mostrou forte na classificação, seus pilotos Clay Regazzoni e Jacki Ickx fizeram bonito; Ickx conseguiu tomar a pole de Jochen Rindt com a diferença de 2 milésimos de segundo, Regazzoni foi o terceiro, depois Jo Siffert, Henri Pescarolo com sua Matra e Amon e Stewart da March. Emerson Fittipaldi que fazia sua segunda corrida na F1, largou na 13ª posição.
   Na largada da corrida Ickx se manteve na ponta, seguido de Jochen Rindt e Siffert tomou o lugar de Regazzoni que veio em quarto.

  
  Regazzoni na volta 30 teve problemas com o motor, o mesmo aconteceu com Chirs Amon algumas voltas depois, os dois abandonaram. Então a corrida havia ficado na luta de Ickx e Rindt. A poucas voltas do final, inicia-se um duelo fraticínio entre os dois pilotos; na última volta, para dizer mais certo no instante da bandeirada, a dupla cruza a linha visualmente juntos, incrível! O piloto impecável do ano, Jochen Rindt havia vencido mais uma corrida na temporada, a sua quarta consecutiva, e a quinta no ano, havia batido Ickx e sua Ferrari por uma diferença de 7 milésimos de segundo.

  
  Um destaque da corrida foi o jovem Emerson Fittipaldi, que chegou em quarto lugar, atrás de Denis Hulme; depois de ter largado da 13ª posição e ter feito uma bela corrida de recuperação.
  Rindt depois da vitória, iria correr em casa, na Áustria, que contava com 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado no campeonato.
        

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GALERIA DA F1


Troca de pneus na Benetton em 1989

Boxe da Jordan em Hockenheim 1991

Ferrari e Williams Monza 1991

Villeneuve no boxe em 1996

Juan Pablo Montoya em 2002
Panis e Firman em Interlagos 2003

(Quem sabe comenta)

terça-feira, 20 de julho de 2010

O QUE EU FIZ!!!

  Olha gente, dei na ideia de mecher com uns novos modelos para o Blog, e derrepente perdi todas as configuraçãoes!!! Que ideia minha! Me perdoem, vou fazer de tudo para deixa tudo em ordem novamente!
  Me desculpem gente!
 

13ª EQUIPE PODE NÃO VIR

  A FIA pode não escolher a 13ª equipe para a temporada de 2011 da F1. Meio que "abalada" e decepcionada com o caso da USF1, a equipe de Nº 13 poderá esperar.
  Essa vaga para o grid do ano que vem, está sendo bem disputada, inclusive desde o ano passado. Tecnicamente a Epsilon Euskadi, Cypher Group, Durango (que conta com uma parceria com Jacques Villeneuve) e Stefan GP, já admitiram publicamente o interesse de disputar o campeonato de 2011.
 Entretanto, não é isso que confirma o site italiano 422race.com, a FIA pode deixar a vaga desocupada. De acordo com o site, a escolha será feita com base financeira e o time tem que provar que tem estabilidade econômica.
  Bernie Ecclestone afirmou que a equipe que quiser disputar o campeonato do ano que vem precisará pagar € 19 milhões. Mas, essa taxa pode ser deixada de lado, se a equipe comprar uma estrutura já existente; porque Bernie mostra descontentamento com as equipes estreante neste ano.
  A decisão da F1 sairá no final do mês de agosto.
                   

domingo, 18 de julho de 2010

PAPERS DO LEITOR

  Nosso caro amigo Alexandre que sempre colabora com o papers do Leitor (valeu Alexandre); me enviou imagens de seus novos modelos:

A Minardi M-190 de 1990

A Lola de 1997

  Belos modelos Alexandre, eu estou garrado na STR 01 de 2006 e não terminei até hoje, rs. E quem quiser ver seu modelos aqui no blog, basta enviá-los para trinitalfa@yahoo.com.br.

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