A proibição de propaganda de marca de cigarro na F1, começou nos anos de 1980. Não propriamente para toda a F1, mas em certos países não eram permitidos tais propagandas. Nesse caso, eram os GPs disputados na Inglaterra, Alemanha entre outros.
E como uma equipe iria para um GP sem seu principal patrocinador? Porque nessa época, mas precisamente em toda a história da F1, foram os mais famosos cigarros, que patrocinavam as equipes, e fizeram a F1 crescer.
Marcas famosas como Marlboro, John Player Special, West, Mild Seven, Luck Strike, entre outars, faziam parte do circo da F1.
Então as equipes começaram a criar logos, nomes e formas para estamparem seus patrocinadores.
Hoje em dia, podemos citar a ferrari com a Marlboro, e o famoso código de barras; - lembrando que hoje é proibido em toda a F1, a propaganda de cigarro-, não está escrito Marlboro, mas quando todos olham aquelas barras, sabem que há uma marca de cigarro por trás daquilo.
A Renault em 2006, tinha o patrocínio da Mild Seven, nos GPs que eram proibidos, usavam Team Spirit, ou as linhas tribais.
A BAR tinha a Luck Strike, que usava Look Alike.
A equipe Lotus tinha o John Player Special, que por sua vez, havia vária formas.
Entre outras como Benetton, McLaren, Jordan, Williams; aqui foi só exemplos. Essas foram apenas algumas de várias formas que as equipes encontraram. Eu particularmente sou a favor das equipes estamparem seus patrocinadores sem medo. Mas como tudo na F1 é irracional, sabe-se lá por que isso acontece.
Só posso dizer, se a F1 é alguma coisa hoje, é graças às marcas de cigarro, que ajudaram muitas equipes, não as deixando que falissem; o próprio Frank Williams disse que a ajuda da Rothmans, foi fundamental para que a Williams não mergulhasse em dívidas.
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