Sauber C14
O Sauber C14 foi o modelo da Sauber usado na temporada 1995 da F1.
Equipado com motores Ford ECA, foi pilotado por Karl Wendlinger, Heinz-Harald Frentzen e Jean Christophe Boullion. Particularmente, estabeleceu-se uma nova era na equipe; que conseguira o patrocínio dos energéticos Red Bull, que em minha opnião, deixou o carro bem bonito.
No início da temporada, o carro ainda contava com o bico rente a asa dianteira, e não alto como estava de costume as outras equipes. Foi a partir da fase européia, que começou em Ímola, que a equipe passou a usar o bico alto.
Foi com este carro, que a Sauber conseguiu seu primeiro pódio na F1; com Frentzen no GP da Itália, quando suibiu ao pódio em terceiro lugar.
Karl Wendlinger voltou à F-1 nos últimos GPs de 1995 (Japão e Austrália) no lugar de Boullion, demitido após seguidas derrotas para Heinz-Harald Frentzen. O austríaco deixaria definitivamente a categoria no fim do ano.
A equipe conquistou o 7º lugar no mundial de construtores, com 17 pts.
Detalhes do Carro:
Construtor: | Sauber |
---|---|
Produção: | 1995 |
Antecessor: | Sauber C13 |
Sucessor: | Sauber C15 |
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida |
Motor: | Ford ECA Zetec-R V8 aspirado |
Caixa de velocidades: | Sauber/XTrac L semi-auto 6 velocidades |
Peso bruto (kg): | 595 kg |
Designer: | Andre de Cortanze Leo Ress |
1 comentários:
Um dos carros mais lindos que Peter Sauber já pintou.
E produziu, claro.
Postar um comentário