O modelo 52B, só começou a ser usado a partir do GP da Inglaterra, que foi a nona etapa do mundial de 1983. E a equipe contou com os ótimos pilotos, Riccardo Patrese, e o bicampeão Nelson Piquet; que seria a grande estrela da equipe nesse ano.
A Primeira vitória desse modelo, foi no GP da Itália, com Nelson Piquet ao volante. Devido a ser uma temporada extremamente disputada, e com altos e baixos de cada piloto, o BT52B, conseguiu apenas três vitórias, as outras foram com Piquet no GP da Áutria e Patrese no GP da África do Sul.
As grades rivais da Brabham com esse modelo, foram a Renault e a Ferrari. Nelson Piquet foi o grande piloto da equipe, que lutou com extrema força contra Alain Prost da Renault até a última corrida; na qual foi campeão. Riccardo Patrese também foi muito importante para equipe, a bordo do BT52B.
Uma das grandes "jogas" da Brabahm com esse modelo, era o reabastecimento. Naquela época, o reabastecimento na F1 não era de costume; com isso, a equipe pode ter "aproveitado" um pouco para cima dos outros.
Para ser sincero, esse modelo, verdadeiramente é Um Grande Modelo da F1. Estou montando ele no papercraft, é muito lindo, muito complexo.
A equipe conseguiu o campeonato de pilotos com Piquet, que se tornou Tricampeão Mundial; e ficou em terceiro lugar no mundial de construtores.
*Detalhes do carro:
Construtor: | Brabham |
---|---|
Produção: | 1983 |
Antecessor: | Brabham BT52 |
Sucessor: | Brabham BT53 |
Tipo de Carroçaria: | Monoposto de corrida |
Motor: | BMW M12/13 L4 Turbo |
Caixa de velocidades: | Brabham/Hewland 5/6 velocidades |
Peso bruto (kg): | 540 kg |
Designer: | Gordon Murray David North |
2 comentários:
Essa Brabham é muito bonita mesmo. A temporada de 1983 foi muito competitiva mesmo, mas nada comparada com a de 1982 rsrs. Imagino que deva ser meio dificil montar no papercraft, mas quando você terminar vai ficar muito legal.
Este foi o carro que me fez amar este esporte.
Postar um comentário