Hermann Tilke, durante os anos 80, competiu nos carros de turismo, principalmente no velho circuito de Nordschleife (hoje Nürburgring). Também competiu em corridas de Endurance do campeonato VLN e nas 24 Horas de Nürburgring. Ele e Dirk Adorf venceram em 2003 e 2004 algumas corridas do campeonato VLN com um V8Star. Até isso essa alemão já fez; tinha que ser alemão.
Hermann foi contratado para cuidar dos circuitos da F1, como também de outras categorias no mundo da velocidade. A "mania" Tilke começou a "atacar" nos anos 90 na mudança dramática de Österreichring para o A1-Ring na Áustria. Depois foi o maravilhoso projeto do circuito de Sepang na Malásia, esse sim, esse circuito é muito bom, com ótimas áreas de instalações.
Já em 2002, cuidou de remodelar o fantástico circuito de Hockenheim, que contava com suas imensas retas; todos sabem no que deu; um circuito não muito veloz e apertado. E na Alemanha ainda, fez uma pequena estrada de acesso a Nürburgring e mais tarde redesenhou o complexo do primeiro setor deste circuito.
Suas últimas obras, são os maravilhosos circuitos do Bahrein, Shangai na China, Sepang na Malásia e Istanbul na Turquia; e os outos que deixaram todos de "cabelo em pé", o circuito de rua em Valência e em Singapura, e o terrível Yas Marina em Abu Dhabi.
Mas pelo menos, será que não há uma coisa de "bom" nesse alemão? Há sim! Sua característica é capaz de reproduzir maravilhosas questões técnicas, áreas de instações e beleza. Vocês podem observar, todos os seus circuitos, possuem ótimas instalações, e todos são bem estruturados e construídos. Mas o que adianta, ter beleza, e não ter espetáculo? Pouco, não é verdade!?
Agora sua mais "nova missão", é construir o circuito da Índia; ou melhor, terminar o circuito "de rua" da Coréia do Sul, que ainda nem se sabe se estará pronto até o seu GP programado.
Projeto do Circuito da Coréia do Sul
Como havia dito, a Índia desenvolve-rá seu circuito, através do projeto de Tilke. E outra vez parace que ele fez besteira; mais um circuito travado, e sem emoção. Sua mão não certa, eita Tilke! A F1, podemos dizer assim, está nas mão de Hermann; porque conforme for o circuito, assim será o espetáculo.
Futuro circuito da Índia
Há vários países que querem receber a F1, e precisão de novos circuitos - é o caso dos EUA - e isso tudo está nas mãe desse alemão, todo o charme de uma corrida depende dele. Pensa Tilke, porque senão o Oscar Niemeyer vai tomar seu lugar, quem nos dera. Mas seria legal ter o Niemeyer projetanto na F1; imaginem só o que iria sair? Mas com certeza sairia melhor do que a "Tilkemania". Até!
1 comentários:
Herman faz circuitos horriveis, e a F1 não se toca. Eu posso fazer circuitos mais legais e desafiadores que ele. Ele só acertou na Turquia, no resto errou em tudo e está fazendo a F1 perder terreno no espetáculo.
Postar um comentário