O clima festivo do GP da Espanha é abalado logo na sexta-feira com o trágico acidente de Martin Donnelly da Lotus. Pouco antes da reta de chegada o piloto bate violentamente contra o muro de proteção e o carro se desintegra; Donnelly foi arremessado a mais de 50 metros.
A imagem do piloto imóvel agarrado no banco no meio da pista abalou a todos, estava vivo, mais nunca mais voltou a correr.
Senna faz a pole com 4 décimos mais rápido do que Prost o segundo, Mansell é o terceiro e Alesi é o quarto com a Tyrrell.
Na largada Senna segura a ponta, Prost vem em segundo, seguido de Mansell; logo atrás Alesi força na curva e roda.
As primeiras voltas foram emocionates, pois Prost ficou pressionando Senna, entretando, no circuito de Jezer não é fácil ultrapassar; as coisas se mantiveram tá a primeira parada nos boxes. Piquet aproveita a parada de boxes de Senna e Prost e assume a ponta; desde 1987 que Piquet não liderava uma prova.
Entretanto, com os pneus gastos, Piquet sai da pista e perde duas posições. Quando Senna tentava reassumir a ponta, uma fumaça branca começa a sair, Mansell passa, era um furo no radiador da McLaren.
Foi a primeira falha mecânica na McLaren de Senna em 14 corridas;
Berger também não se deu bem, na curva antes da reta dos boxes, Boutsen fecha Berger e ele bate parando na caixa de brita.
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