Após o confuso e caótico GP de Mônaco, a F1 chegava à Barcelona para o GP da Espanha. Uma pista muito técnica, onde as equipes conhecem mais do que bem, devido a ser um circuito usado nos testes pré e durante a temporada.
Um ponto interessante é que as equipes têm que calcular certamente o uso dos pneus, pois o circuito consome uma quantidade significativa de pneus. E também o circuito difere os carros bons e ruins, isto é conseguido, exigindo que os engenheiros de encontrar um compromisso entre potência e downforce aerodinâmico, assim que os carros que têm boa aderência podem correr com menos asa do que aqueles com um carro ruim, o que significa que os bons carros podem atingir velocidades superiores.
No sábado à tarde começou a chover, e o warm-up no domingo pela manhã foi tenso. Falaram-se em até largar atrás do safet car; antes da largada ele ficou ali, no início do pelotão, mas na hora da largada ele sumiu, ela foi dada normalmente.
Hill não larga bem e Villeneuve assume a ponta, a seguir veio Alesi e Hill; mais para trás ninguém soube o que aconteceu, ninguém sabia onde havia batido ou em que, a TV ficou desesperada.
Giancarlo Fisichella tentou explicar: "Talvez não tenha sido muito sábio começarmos nessas condições", disse ele."Larguei como eu não podia sequer ver o nariz do meu carro. Eu estava indo muito devagar, a fim de evitar qualquer colisão, mas tudo que eu podia ver era uma parede de água quando bati em um carro - talvez Lamy - e, em seguida, bati em outro carro. Consegui completar a volta e voltar para os pits, mas meu carro estava destruído." Vários carros voltaram para os boxes destruídos.
Schumacher e Berger lutavam pela quarta posição, entretanto isso mudou na quarta volta, quando Damil Hill não conseguiu dominar o carro, e rodou daqui, rodou de lá, até que não teve jeito mais. Disse ele mais tarde: "Estou contente por estar fora da corrida. Foi um dia ruim para mim. Foi difícil ver qualquer coisa e eu tive problemas."
Foi aí que Schumacher começou a vencer a corrida, passou Berger na volta cinco, Alesi na nove e Villeneuve na doze. Inacreditável, passou todos e ninguém mais o conseguiu segurar, estabelecendo uma seqüência de voltas mais rápidas, que viu sua vantagem ir de 2.9s na volta 12, para 6.6s na volta 13, 10,5 na volta 14; 14.9s na volta 15 e assim por diante.
Na volta 14 ele fez a volta mais rápida da corrida - 1m45. 517s - o que seria 2.2 s mais rápido do que qualquer outra volta por qualquer outro piloto no decorrer da corrida.
Alesi conseguiu passar Villeneuve no box; entretanto o francês ainda sofreria ataques de Villeneuve nas voltas finais, mas ele se assegurou. Berger que permanecia na 4ª posição, acabou saindo da prova quando tentava passar Diniz.
Alesi conseguiu passar Villeneuve no box; entretanto o francês ainda sofreria ataques de Villeneuve nas voltas finais, mas ele se assegurou. Berger que permanecia na 4ª posição, acabou saindo da prova quando tentava passar Diniz.
A corrida seguiu, e Schumacher chegou à sua primeira vitória na Ferrari, Alesi e Villeneuve completaram o pódio.
0 comentários:
Postar um comentário